|
|
Novidades Online

03/02/2009

A NBA nomeia a PANINI como licenciado exclusivo para os seus produtos coleccionáveis

No âmbito do processo de investimento e expansão do grupo, a Panini anuncia a assinatura de um acordo exclusivo e plurianual com a NBA,  para a comercialização à escala mundial de cromos e Trading Cards relacionados com o basquetebol americano.

"Estamos realmente orgulhosos deste acordo" comenta António Alegra, Director do Mercado Italiano de coleccionáveis Panini, "apesar deste momento de crise mundial, o grupo contínua com os seus investimentos; e este contrato vem proporcionar a criação de uma nova linha de produtos desportivos relacionados com o NBA que certamente irão apaixonar os nossos fãs.

A Panini já havia lançado anteriormente outras colecções associadas ao NBA na década de 90. Em virtude deste acordo, reiteramos a aposta nestas novas linhas de lançamento, apoiadas por intensas campanhas de marketing e promocional que visam aumentar o conhecimento sobre jogadores, incluindo os italianos, Bargnani, Belinelli e Gallinari.


As primeiras colecções ao abrigo deste acordo, serão comercializadas durante a época 2009-2010.

Segue-se o comunicado oficial da NBA

Nova York, 27 de Janeiro de 2009 – A National Basketball Association (NBA) anunciou hoje um acordo exclusivo de licenciamento com o grupo Panini – editora líder mundial no sector de coleccionáveis. O acordo irá incidir na redefinição da categoria das Trading Cards da NBA para o mercado dos Estados Unidos, optimizando a relação com os actuais fãs dos coleccionáveis da NBA, auspiciando uma nova geração de coleccionadores, apoiando as lojas especializadas em produtos de entretenimento, os distribuidores e criando um novo produto com grandes possibilidades de crescimento a nível mundial.

Como licenciado exclusivo da NBA, a Panini irá iniciar a produção para a época 2009-10. Em parceria com a NBA, a Panini irá realizar uma série de iniciativas promocionais que incluem TV, imprensa escrita, iniciativas on-line e eventos em lojas especializadas e outros estabelecimentos.

"Ao longo dos anos, as Trading Cards da NBA têm demonstrado ser um importante veículo de aproximação entre os fãs de todas as idades e o nosso desporto" declarou Sal LaRocca, vice-presidente da NBA Global Merchandising Group. "Prespectivando o futuro do nosso sector empresarial, com referência ao segmento das Trading Cards, é nossa convicção, também partilhada pelos nossos actuais licenciados, Topps e Upper Deck, que prosseguir com um único licenciado é o melhor caminho para impulsionar esta categoria.
Tivemos sorte em ter 3 importantes empresas interessadas em utilizar a nossa licença para o sector das Trading Cards, acreditamos, no entanto, que a posição da Panini, como empresa líder à escala mundial, é a mais consistente em relação à nossa estratégia de expansão".
A nossa parceria com a Panini – continua LaRocca – representa, para nós, uma excelente oportunidade de expansão do mercado das Trading Cards, desenvolvendo uma vasta gama de produtos e acções promocionais dirigidas a todos os segmentos de consumo".
A Panini irá aproveitar a forte imagem da NBA, como marca desportiva mundial, com o objectivo de desenvolver o negócio das Trading Cards à escala internacional e implementar esta nova actividade de coleccionáveis desportivos nos Estados Unidos. Actualmente na América do Norte, a Panini tem no seu portfólio produtos coleccionáveis de grande sucesso, graças a outras marcas, como Hanna Montana e High School Musical da Disney ou ainda Harry Potter da Warner Bros.; assim como eventos desportivos: UEFA, Euro e  FIFA World Cup. A nível internacional, a liderança da Panini no sector dos cromos representa uma oportunidade adicional na expansão da licença NBA.

"Como ícone de referência no mundo desportivo, a NBA irá proporcionar à Panini uma plataforma de expansão no mercado mundial das Trading Cards e das colecções em geral, irá aumentar a nossa presença nos Estados Unidos e atrair novos coleccionadores em todo o mundo" Disse Peter Warsop, Director de Licensing da Panini Group.




NBA
A NBA atinge os fãs e coleccionadores espalhados pelo mundo através do licenciamento e comercialização de produtos de grande consumo e da utilização da marca da liga e dos direitos dos seus jogadores. Mais de 200 licenciados produzem e comercializam produtos relacionados com a marca NBA, promovidos em todo o mundo e vendidos em mais de 100.000 pontos de venda, em 100 países dos 6 continentes. As principais categorias do produto incluem videojogos, vestuário, calçado, artigos desportivos e Trading Cards. 30% das vendas são provenientes de outros mercados que não os Estados Unidos.

PANINI
O grupo Panini, criado há mais de 50 anos em Modena, Itália, com filiais na Europa e América Latina, é líder mundial no sector editorial de coleccionáveis. A Panini é igualmente líder na maior parte dos países da Europa e América Latina nas edições de comics, revistas infantis e manga. Com referência ao exercício de 2008, o grupo Panini prevê atingir uma facturação de cerca de mil milhões de dólares. A empresa tem distribuição em mais de 100 países e conta com mais de 700 empregados.

Contacto Media:  Kristin Conte, NBA, 212.407.8534 or kconte@nba.com
Betsy Lichtschein,  410.571.1498 or nbainfo@paniniamerica.net

Arquivo
11/02/2014: HORA DO PONTAPÉ DE SAÍDA: O RITMO DO SAMBA QUE TE FICARÁ NA CABEÇA
A Panini S.p.A., a maior editora de cromos/cartas colecionáveis do mundo, com presença internacional e distribuição em mais de 100 países, e a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), o órgão máximo do futebol mundial e a organizadora da Copa do Mundo da FIFA™, têm o prazer de anunciar que a sua parceria comercial foi alargada, com o objetivo de abraçar sem reservas a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ , que se realizará este verão no Brasil.
Leia mais...
28/06/2013: II Prémio Internacional de Banda Desenhada Costa Brava
Prémio de 20.000 Euros!
Leia mais...
23/03/2010: 55DSL em colaboração com Panini apresenta a Galactic Battle of Foosball
Ganha uma viagem ao planeta Terra. Destino: África do Sul.
Leia mais...
30/09/2009: A ESTRELA DA NBA, KOBE BRYANT E PANINI ASSINAM UM ACORDO PARA AS TRADING CARDS
O GRUPO Panini, licenciado exclusivo para as Trading Cards, assinou um acordo com Kobe Bryant, quatro vezes campeão da NBA pelo Los Ángeles Lakers, no qual se converte em porta voz oficial e embaixador a nível mundial das Trading Cards.
Leia mais...
12/09/2009: Panini assina um acordo exclusivo com Naismith Memorial Basketball Hall of Fame
ARLINGTON, Texas – Panini America, Inc. tem o prazer de anunciar a assinatura de um acordo exclusivo multi-anual, para a  exploração dos direitos do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame.
Leia mais...